sábado, 25 de fevereiro de 2012

Nascendo uma nova paixão

No dia 14 de junho de 1977, o presidente do Colorado Joaquim Cirino dos Santos e o presidente do Pinheiros Jorge Celestino Busso conversam sobre um possível união dos dois clubes, que seria sem dúvida o maior do estado do Parané e um dos maiores do Brasil. O nome mais cotado era "Olimpico Esporte Clube", sendo as camisas na cor alaranjada.
O principal motivo desta união, era que o futebol paranaense passava por uma fase ruim e os seus torcedores estavam abandonando as suas equipes e com a fusão, os dirigentes achavm que os torcedores do Colorado e Pinheiros voltariam a ter uma nova motivação e voltariam aos estádios. A equipe do Colorado entraria com e Estádio Durival de Britto e a equipe do Pinheiros com a sua sede social e com esta união, era praticamente certa a entrada deste novo time, o Esporte Clube Pinheiros, na Copa Brasil de 1977.
Depois de algumas conversas, os dirigentes dos dois clubes decidiram que a fusão não se realizaria, e que cada equipe seguiria na disputa do campeonato paranaense.

Após o término do Campeonato Paranaense de 1988, os dirigentes do Colorado e Pinheiros voltaram a conversar sobre uma possível união entre as duas equipes e após um almoço no restaurante Veneza no bairro italiano de Santa Felicidade os dirigentes Darci Piana, Dely Macedo e Raul Trombini do Colorado e Jorge Celestino Buso, Aramis Tissot e Ocimar Bolicenho do Pinheiros, aprovaram o nome, cores, símbolos e a distribuição patrimonial .

A assembléia geral foi marcada para do dia 19 de dezembro ( dia da emancipação política do Estado do Paraná), onde os associados do Pinheiros e do Colorado, que deveriam comparecer na Sede Social do Pinheiros na Av. Kennedy e no Estádio Durival de Britto e Silva.

Em segunda chamada às 20 horas iniciou-se a votação, onde cerca de 2.800 associados do Pinheiros e 600 associados do Colorado votaram a favor da fusão e as 21 horas e 16 minutos do dia 19 de dezembro de 1989, nascia o Paraná Clube, resultante da Fusão entre Esporte Clube Pinheiros e Colorado Esporte Clube.

A escritura pública da ata da fusão, foi registrada no 7° Tabelião de Notas de Curitiba e foi assinada pelos membros da comissão: Adjalma Polydoro, Antônio Carlos de Mello Pacheco, Aramis Tissot, Darci Piana, Dely Machado Macedo, Dilso Rossi, Ernani Lopes Buchmann, Erondy Silvério, Ildelanir Ernesti, Jiomar José Turim, Joaquim Antônio Cirino dos Santos, Jorge Celestino Busso, José Dámico, Luiz Carlos Marinoni, Ocimar Batista Bolicenho, Orestes Thá, Raul Baptista Trombini, Roaldo Perreto e Walfrido Ribas Filho.

O uniforme número 1: em duas cores dispostas verticalmente, com o vermelho na direita e o azul na esquerda, com o escudo com o pinheiro e a gralha, símbolos do Paraná.

O uniforme número 2: todo branco, com o nome Paraná gravado em vermelho, com o escudo do lado esquerdo do peito. Em ambos, os calções são brancos e os números nas costas brancos ou azuis.
A escritura da fusão foi assinada na mesma semana com a presença de todos os presidentes e representantes dos clubes que participam do Conselho Arbrital dos Clubes da Primeira Divisão de profissionais.

A diretoria completa do novo clube:
Presidente: Aramis Tissot.
Primeiro vice-presidente: Sidney Catenassi
Segundo vice-presidente: Walfrido Ribas
Acessor da presidência: Ocimar Bolicenho
Vice-presidência de finanças: Luis Quesada
Vice-presidente social: Carlos Kasprezin
Vice presidente de futebol: Joaquim Cirino dos Santos
Diretor de futebol: Edson Ferreira
Vice presidente de patrimônio: Adjalma Polydoro
Vice presidente de esportes de quadras: Jair Leite
Vice presidente dos demais esportes: Gilson Morais
Vice presidente jurdico: Idelanir Ernesti
Vice presidente de marketing: Dorival Viana
Vice presidente de administração e recursos humanos: Noguemar Alves.


Nasceu assim uma nova paixão chamada Paraná Clube.



Fonte: Arquivo pessoal

Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página

Nenhum comentário:

Postar um comentário