segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Memória Tricolor: Copa do Mundo de 1950 em Curitiba - Parte II

A construção do "Colosso da Vila Capanema" foi de fundamental importância para a vinda dos jogos da Copa do Mundo de 1950 para a cidade de Curitiba e na época era o 3ª maior estádio particular do Brasil, ficando atrás de São Januário do Vasco da Gama e do Parque Antartica do Palmeiras.
A capacidade do estádio do Ferroviário era de 18 mil e para os jogos da Copa do Mundo foram construidas arquibancadas no gol de fundos, onde ficava a "Conha Acústica".
Na quinta-feira, dia 22 de junho de 1950 a seleção da Espanha que era conhecida como "Fúria" desembarcou no Aeroporto Afonso Pena onde foi recebida pela colônia espanhola. A delegação da "Fúria" ficou hospedada no Braz Hotel.
Na sexta-feira, dia 23 de junho de 1950 foi a vez dos "Boys do Tio Sam" desembarcarem em Curitiba.
As duas seleções já estavam hospedadas na cidade, onde as lojas enfeitaram suas vitrines com as cores das seleções que joagariam em Curitiba e durante toda a semana os jornais conclamavam a torcida a comparecer no "Colosso da Vila Capanema".
No domingo, dia 25 de junho de 1950 a cidade amanheceu com o tempo nublado e um frio, bem típico de Curitiba, mas isso não atrapalhou o ânimo dos torcedores que esperavam anciosos pelo primeiro jogo da Copa do Mundo em Curitiba.
Cinco grandes emissoras nacionais de rádio, sem contar com as rádios de Curitiba fizeram as transmissões da partida.
Nas sociais do Durival de Brito, estava o governador Moysés Lupion, o embaixador da Espanha no Brasil e várias autoridades.
A partida preliminar foi disputada pelos times do Internacional de Campo Largo e do União da Lapa.
As seleções da Espanha e dos Estados Unidos entraram em campo as 14 horas e 40 minutos, onde perfilaram para a execução do hino nacional brasileiro.
As 15 horas começava a partida entre Espanha e Estados Unidos e  para surpresa dos torcedores no estádio, os americanos abriram o placar aos 18 minutos através de John Souza.
Na segunda etapa a "Fúria Espanhola" só conseguiu marcar o seu gol de empate apenas aos 36 minutos através de Igoa. Três minutos mais tarde, Basora faz o gol da virada espanhola e já no final da partida, Zarra faz o terceiro gol da ´'Fúria".
Ficha técnica da partida:

Espanha 3x1 Estados Unidos.
Árbitro: Mário Viana (BRA)
Auxiliares: Charles de Ia Salle (FRA) e José da Costa Viera (POR)
Renda: Cr$ 398.180,00
Público: 9.311 pagantes
Espanha: Eizaguirre, Alonso, Antúnez.José Gonzalvo, Mariano Gonzalvo, Puchades, Basora, Henrnández, Zarra, Igoa e Gainza.
Técnico: Guillhermo  Eizaguirre.
Estados Unidos: Borghi; Keough, Maca, Mcllvenny, Colombo, Bahr, Craddock, John Souza, Gaetjents. Pariani e Valentine.
Técnico: Bill Jeffrey.

Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página

Nenhum comentário:

Postar um comentário