sábado, 18 de agosto de 2012

Memória Tricolor: Presidente Hipólito Arzua.

Hipólito José Arzua nasceu na cidade de Paranaguá em 1923 e sempre torceu para o Ferroviário , onde o seu primeiro cargo foi de 2° secretário no ano de 1955, na gestão do Sr. Carlos Rodolpho Walbach.

Por diversas vezes Arzua assumiu o departamento de futebol, geralmente quando o clube passava por alguma dificuldade em campo e nessas horas é que se via o quanto Arzua torcia e amava esse clube, pois até de treinador ele foi, inclusive da Seleão Paranaense em 1962 .

Em 1965, o então presidente Nei Simas Pimpão deixava o cargo para Hipolito Arzua e assim ele começava a deixar o seu nome escrito na história do Ferroviário.

Após a fraca campanha no campeonato paranense de 1964, onde o Ferroviário ficou em último lugar no primeiro turno ficando assim sem chances no campeonato, a sua missão era era das mais fáceis.

Arzua começou com um plano de reformulação no clube e formou grupos de trabalho e apresentou várias sugestões e planos para o futebol, patrimônio e publicidade e o resultado começou a aparecer já no primeiro ano da sua gestão, com o título de campeão da Zona Sul conquistado diante do Coritiba e o título de campeão paranense diante do Grêmio de Maringá.

Mantendo os mesmos pensamentos e diretrizes e com a ajuda do experiente diretor Atílio Ramon Arzua comanda o Ferroviário para a conquista do bi-campeonato paranense. Na primeira partida da final que foi disputada na cidade de Maringá, a delegação do Ferroviário chega no Estádio Willi Davis e o vestiário dos visitantes está fechado e ninguém aparece para abri-lo, o Arzua não pensa duas vezes, recua alguns passos e derruba a porta com um chute.

Com a conquista do título de campeão em 1966, o Ferroviário foi convidado pela então CBD - Confederação Brasileira de Desportos, para participar do Torneio Roberto Gomes Pedrosa , o Robertão no ano de 1967, que contava com os melhores clubes do país e quer era o campeonato brasileiro da época.

Hipólito Arzua e a diretoria do Ferroviário decediram que não iriam reforçar a equipe com jogadores que foram oferecidos pelos seus co-irmãos, fato este que ocorria com os demais clubes que participavam do Torneio e com isso a campanha não foi das melhores.

Nesse mesmo ano o clube da Vila fez um boa apresentação na Taça Brasil, redmindo-se da fraca campanha o Robertão.

Em 1968 o presidente Hipólito Arzua, juntamente com o presidente Evangelino Neves do Coritiba, fizeram uma campanha para que o Atlético não fosse rebaixado para a 2ª divisão do campeoanto paranaense.

No 39° aniversário do Ferroviário Hipólito Arzua tomava posse para presidir o clube no anos de 1969 e 1970.

Em 1971 com o nascimento do Colorado, Hipólito Arzua continuou trabalhando no novo clube e no dia 19 de janeiro de 1978 foi aclamado presidente do clube, tendo Dely Macedo como vice-presidente. Com menos de um mês no cargo de presidente do Colorado Arzua se reune com o Conselho Deliberativo do Ferroviário na sede da Associação dos Engenheiros da Rede Ferroviária Federal e a pauta principal dessa reunião era a união de todos os colorados.

Como era um dirigente que amava o clube da Vila Capanema, Hipólito Arzua lançou o slogan para o campeonato brasileiro de 1978 que era: "Unidos em um só coração", que simbolizava a união de todos os colorados.

No dia 27 de agosto de 2003 aos 80 anos o coração tricolor de Hipólito Arzua parava de bater.


Hipólito Arzua, obrigado pela sua dedicação e pelo trabalho na frente do Ferroviário, Colorado e Paraná Clube.

Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página.

2 comentários: