sábado, 25 de maio de 2013

Linha do Tempo: 1993


Mantendo a base do ano anterior a equipe de Paraná Clube, começa a temporada disputando o Campeonato Brasileiro, e estréia empatando com a equipe do Grêmio em Porto Alegre, em 0 a 0, mas no segundo jogo, na Vila Capanema, ganha de 4 a 0 do Operário do Mato Grosso, mostrando a sua força na competição.

A tão sonhada classificação para a divisão de elite do futebol brasileiro, aconteçe no dia 8 de março, onde a equipe da Vila Capanema, ganha da equipe do Londrina por 2 a 1 e consegue a vaga, o zagueiro Gralak e o ponta Maurílio fizeram os gols do Tricolor. O fato triste desse dia foi o falecimento da esposa do goleiro Luis Henrique, que passsou mal nas sociais do estádio, e faleceu ainda na ambulância.

Após grandes partidas contra Criciúma, América (MG), Coritiba e Grêmio (RS), o Paraná Clube, passa para a semi-final da competição enfrentar a equipe do Santa Cruz.

A primeira partida foi disputada em Recife e a equipe do Paraná Clube venceu por 2 a 1, com dois gols do artilheiro Saulo, e com essa vitória a equipe já estava garantida na final da competição e a segunda partida foi disputada apenas para cumprir tabela, e novamente a equipe do Paraná Clube venceu por 2 a 1.

A primeira partida final, entre Paraná Clube e Vitória (BA), foi disputada no dia 5 de juho no Estádio do Pinheirão, e novamente a equipe da Vila Capanema venceu o seu adversário por 2 a 1, e jogava a segunda partida, por um empate para ser campeão.
Os dois times voltavam a se enfrentar no dia 11 de julho, no Estádio da Fonte Nova, com mais de 60 mil torcedores apoiando a equipe do Vitória. O gol do título daiu aos aos 8 minutos do 2° tempo, através do artilheiro Saulo, e com essa vitória a equipe do Paraná Clube conquistava o seu primeiro título a nível nacional.

No dia 28 de julho, o Paraná Clube fazia a sua estréia em outra competição nacional, a Copa do Brail, diante da equipe do Democrata (MG).
A estréia no campeonato paranaense aconteceu no dia 15 de julho diante da equipe do Batel de Guarapuava, e jogando um futebol simples e objetivo, conseguiu a sua primeira vitória no certame 2 a 0.

No dia 28 de julho, o Paraná Clube fazia a sua primeira partida na Copa do Brasil diante da equipe do Democrta de Governador Valadares, e o ponta Maurílio marcou o primeiro gol do clube nessa competição, aos 22 minutos do 2° tempo.

No dia 12 de agosto foi realizado no Estádio do Pinheirão a “Jogo dos Campeões”, que seria emtre o Paraná Clube (Campeão da Divisão Intermediária) e o Flamengo (Campeão da Brasileiro da 1ª divisão). Apesar da chuva, um bom público compareceu ao Estádio, sendo que a partida foi muito disputada e terminou empatada em 2 a 2, sendo Adoílson e João Antônio os autores dos gols do Paraná Clube. Com esse empate o Troféu dos Campeões foi decidido na cobrança das penalidades máximas e a equipe caricoca venceu por 4 a 3.
Na partida diante do Atlético, disputada no dia 16 de agosto, o Paraná Clube conquistou a sua primeira vitória diante do Atlético, vencendo por 2 a 0, com gols de Adoílson e Maurílio.

Na partida entre Paraná Clube e Umuarama, realizada no dia 22 de agosto, o atacante Saulo faz um gol relâmpago, aos 25 segundos da segunda etapa.
No mês de agosto aconteçe uma troca no comando técnico do Paraná Clube, Otacilio Gonçalves vai dirigir a equipe do Palmeiras e em seu lugar assume o técnico Mário Juliato.

Jogando um futebol de qualidade, a equipe do Paraná Clube, parou nas semi-finais diante do União Bandeirante ao perder na cobrança das penalidades máximas o direito de ir disputar o seu   bi-campeonato.

Fonte: Arquivo Pessoal
Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autoriais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página.



Nenhum comentário:

Postar um comentário