quinta-feira, 29 de agosto de 2013

História Tricolor: Barbosinha

No dia 14 de dezembro de 1923, nascia na cidade da Lapa, Paraná, João Maria Barbosa, mais  conhecido como Barbosinha.

Barbosinha começou a sua carreira no futebol jogando na equipe do União da Lapa em 1940.

Em 1944 o Ferroviário fez um amistoso contra a equipe do União onde Barbosinha fez dois gols e foi nesse momento que o Ferroviário demonstrou interesse no jogador.

Passado duas semanas da partida amistosa o agente da estação na qual Barbosinha travalhava recebeu um telegrama da chefia da Rede, onde dizia que o jogador deveria  se apresentar ao então presidente do Ferroviário Armando Prince.

Barbosinha ficou uma semana em testes e logo após foi contratado para substituir o meia Emédio que tinha sido contratado pelo São Paulo. Pouco tempo depois o meia volta para o Ferroviário e Barbosinha foi jogar no time de aspirantes onde foi artilheiro com 25 gols.

Mesmo jogando no time de aspirantes Barbosinha atuou em algumas partidas do time principal e ajudou o Ferroviário a conquistar o título de campeão paranaense de 1944.

No ano de 1948 Barbosinha estave perto de jogar na equipe do Britânia, mas foi para a equipe do Água Verde que o jogador acerto o seu ingresso. Isso aconteceu graças a grande amizade que o presidente o Água Verde, Orestes Thá, tinha com o presidente do Ferroviário Lineu do Amaral. pois o jogador do Ferroviário era funcionário da Rede Viação Paraná - Santa Catarina, e por isso não poderia ingressar em outra equipe. Isso só aconteceu graças a grande amizade entre os presidentes. Na equipe do  Água Verde, Barbosinha jogou até o ano de 1956.

No ano de 1951 Barbosinha recebeu o prêmio "Belfort Duarte".

Ápos parar com o futebol Barbosinha continuou a trabalhar na Rede Ferroviária e após 30 anos de trabalho se aposentou.

Em 1987 foi convidado pela Sr. Renyra Egg para ajudar na organização "Sala da Memória" do E.C. Pinheiros. Depois da fusão em 1989, Barbosinha continuou no seu trabalho da preservação da memória do Paraná Clube e dos seus clubes de origem.







Água Verde - 1950.






Barbosinha na Sala da Memória do Paraná Clube.

Fonte: Arquivo pessoal
Fotografias: Luiz Fernando Evaristo
Qualquer cópia feita deste blog deverá conter todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página.

Um comentário:

  1. Parabens James... Sempre dou uma passada por aqui... Belíssimo acervo histórico

    ResponderExcluir