terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mário da Rocha - Marinho

Marinho da Rocha nasceu no dia 10 de junho de 1951 na cidade de Curitiba e como muitos meninos daquela época pegavam uma meia velha, enchiam de papel se saiam jogando.
Em 1967 Marinho jogava no Primavera ( time do bairro da Vila Sofia) e após uma partida amistosa, o Sisico levou o “baixinho” para treinar na equipe juvenil da equipe do  Britânia.
Jogando na Seleção Paranaense Juvenil, que disputava o Campeonato Brasileiro de Seleções,   Marinho foi um dos destaques e te a oportunidade de se transferir para o Santos, mas seus pais não queriam que ele saísse de Curitiba.
Em 1971 aconteceu a fusão do Ferroviário, Palestra Itália e Britânia, dando origem ao Colorado Esporte Clube e o jovem Marinho, na época com 19 anos,  deixava o futebol para trabalhar no Banco Bamerindus.
Além de ter o seu emprego garantindo, Marinho jogava no time dos bancários, onde foi campeão brasileiro.
Geraldo Damasceno era o técnico do Colorado em 1974 e já conhecia o Marinho desde os tempos do Britânia, e  tentava convencer o amigo a  fazer um treino na Vila Capanema e assim acabou assinado o contrato com o Colorado.
A primeira partida do Marinho na Vila Capanema foi no dia 3 de fevereiro no amistoso internacional contra a equipe do Zelznicar (Iuguslávia).
Com o tempo Marinho foi mostrando todo o seu talento e conquistou a titularidade na equipe do Colorado.
No ano de 1974, Marinho foi campeão da “I Taça Cidade de Curitiba” e vice-campeão paranaense. Naquele ano o Colorado fez a sua primeira excursão internacional e o meia jogou todas as partidas.
Marinho jogou na equipe do Colorado por mais três anos e em 1977 foi emprestado para a equipe do Operário-MS, onde foi um dos destaques do time que foi 3° colocada no Campeonato Brasileiro daquele ano.
No inicio de 1978 o seu passe foi comprado pelo Guarani-SP por Cr$ 800 mil e no primeiro semestre ele conquistava o título de Campeão Brasileiro e jogou a Taça Libertadores da América .
No segundo semestre Marinho voltou para o Colorado para a disputa do Campeonato Paranaense.
Em 1980 Marinho foi campeão paranaense com o Colorado e ficou na Vila Capanema por mais três anos, e no 2° semestre de 1983 foi jogar na equipe do Vitória da Bahia.
No ano seguinte o então presidente do E.C. Pinheiros Erton Coelho Queirós contrata o Marinho para jogar na equipe do Leão.  Nesse ano o Pinheiros conquista o título de campeão paranaense e o jogador Marinho foi uma peça importante no esquema do técnico Borba Filho.
Na Vila Olímpica, Marinho foi campeão paranaense em 1987 e vice-campeão em 1988.
Nos anos de 1989 e 1989, o interminável Marinho jogou na equipe do Matsubara, onde com sua experiência ajudou os jovens valores da equipe de Andirá.
Em 1991 foi jogar na equipe do Sport de Campo Mourão e contribuiu para o que o seu companheiro Alcântra fosse o artilheiro daquele campeonato.
Quis o destino que no dia 1° de dezembro de 1991, contra o Paraná Clube e na Vila em que tantas partidas ele jogou com a camisa do Colorado e do Pinheiros, o craque Marinho fizesse a sua última partida  como jogador profissional.
Não demorou muito para que ele retornasse aos campos, agora no futebol amador. Marinho jogou nas equipes do Vila Hauer, Vila Fani e conquistou vários títulos.
No último dia 3 de novembro de 2014, o coração do nosso craque parou, mas as suas jogadas, os seus gols, a sua história no futebol,  jamais será esquecida.

Colorado 1974
 Em pé:Bira,Nenê, Negri,Álvaro, Zequinha e Everaldo
Agachados Marinho, Dener, Bargas, Volnei e Paraná.
Foto: Acervo do jogador Álavaro.

Colorado 1981
Em pé: Sidnei, Newton, Marião, Caxias, Chico Fraga e Joel Mendes.
Agachados: Popéia, Campos, Ditão, Marinho e Aladim.

Fonte: Jornal Diário Popular.


Da esquerda para a direita: 
Ary Marques, Chico Fraga, Marinho, Caxias e Aladim.
Mais ao fundo, do lado direito está o zagueiro Paulo Marcos

Fonte: Revista Placar
.
Pinheiros Campeão Paranaense de 1984.

Em pé: Toinho, Newmar, Jatobá, Augusto, Roberson e Dionísio.

Agachados: Camargo, Marinho, Ferreira, Mateus e Marquinhos 
Fonte: Jornal Tribuna do Paraná.



Pinheiros 1987
Em pé: Anibal (massagista), Roberson, Toinho, Pinella, Dirceu Pato, Dionisio, Newmar.
Agachados: Sérgio Luis, Marinho, Diogenes, Serginho e Marquinhos.

Foto: Acervo Luiz Fernando Evaristo



Marinho
Foto: Acervo Luiz Fernando Evaristo




Fonte: Arquivo pessoal

Qualquer cópia feita deste blog deverá conter todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página

Nenhum comentário:

Postar um comentário