quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Memória Tricolor: Lori Sandri


Lori Paulo Sandri nasceu na cidade de Encantado no Rio Grande do Sul no dia 29 de janeiro de 1949.
Começou a jogar futebol no Esporte Clube Encantado em 1964 e no ano seguinte foi fazer um teste na equipe júnior do Internacional onde foi aprovado, mas como não tinha como se manter em Porto Alegre fez com que ele mudasse para Curitiba com a sua madrinha, o que mudaria a sua vida.
Em julho de 1965 Lori  Sandri começou a jogar na equipe do Água Verde onde ficou até 1968, nesse período fez parte da Seleção Paranaense.
Em 1969 foi jogar no Rio Branco de Paranaguá  e nos anos seguintes jogou nas equipes do Seleto (PR), Londrina (PR) e Atlético (PR).
Em 1974 Lori voltava para a sua casa, para jogar agora pelo E.C. Pinheiros e a sua primeira partida com a camisa do Leão foi no dia 28 de fevereiro de 1974 contra a equipe do Atlético (PR),  na partida válida pela "I Taça Cidade de Curitiba".
No ano de 1976 o Pinheiros vinha mal das pernas no campeonato paranaense e o técnico Jober Meira Lima foi demitido, então o diretor de futebol José Maria Pizarro pediu para o Lori e o goleiro Célio assumirem o comando técnico. Com Lori no comando a equipe saiu das últimas posições para o grupo dos primeiros colocados. 
A partir desse momento o técnico "quebra galho" a técnico definitivo do Pinheiros e iniciava a sua carreira.
No estado do Paraná, Lori Sandri comandou o Atlético, Coritiba, Pinheiros e Paraná Clube.
A nivel nacional comandou várias equipes como Criciúma, Atlético (MG), Goiás, Santa Cruz entre outros.
No exterior foi técnico do Club Al Shabab  da Arábia Saudita em 1988/1989, Verdy Toqui em 2002/2003, Maritimo da Madeira de Portugal me 2008/2009.
Em fevereiro de 2005 Lori Sandri aceita o convite do Paraná Clube para comandar a equipe no campeonato paranaense e no campeonato brasileiro.
A sua estréia no comando técnico foi no dia 23 de fevereiro de 2005 contra a equipe do Francisco Beltrão no estádio Pinheirão e foi com uma vitória por 4 a 2.
No campeonato brasileiro de Lori Sandri conseguiu dar um padrão a equipe, chegou a lutar a ponta da tabela e a vaga para a taça Libertadores da América. Nessa fase do campeonato conseguiu vitórias importantes contra Atlético (PR), Internacional (RS), Botoafogo (RJ) e Cruzeiro (MG).
Isso fez despertar o interesse de outros clube e no inicio de setembro Lori Sandri deixa o comando técnico do Paraná Clube após a derrota para o São Paulo, o que deixava a equipe em 6° lugar. 
Lori Sandri comandou o Paraná Clube em 29 partidas e foram 12 vitórias, 11 empates e 6 derrotas.
Em 2007 Lori Sandri foi chamado para substituir o o técnico Gilson Kleina e a sua estreia foi no dia 26 de agosto de 2007 contra a equipe do Juventude (RS) na Vila Capanema e uma vitória por 3 a 1.
A sua segunda passagem pela equipe da Vila Capanema durou menos de dois meses. Foram 10 partidas com 3 vitórias, 1 empate e 6 derrotas.
Em 2012 Lori dirigiu seu último clube, que foi o Botafogo de Ribeirão Preto.
No dia 3 de outubro de 2014, Lori Sandri falece em Curitiba devido a um câncer na cabeça, doença que ele lutava a um ano e meio.

Pinehros 1976.
 Em pé  Rosaldo, Eduardo, Osni, Lori, Roberto e Mário.
 Agachados  Edu, Serginho Zaia, Vaquinha, Zé Roberto e Nanau.


Lori em 1976
Lori Sandri em 2005
Fonte: Jornal Gazeta do Povo, 5 de abril de 2005

Lori Sandri agosto de 2005
Fonte: Jornal Gazeta do Povo, 14 de agosto 




Fonte: Arquivo pessoal

Qualquer cópia feita deste blog deverá conter todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página







Nenhum comentário:

Postar um comentário