Savóia Futebol Clube


Savóia Futebol Clube

Fundação: 14 de julho de 1914
Endereço: Região do Borgheto no bairro do Água Verde.
Estádio: mandava seus jogos no Estádio Joaquim Américo.
Apelido: Leão do Água Verde.
Primeiro Presidente: Tarquino Todeschini.
Artilheiros no parananense: Leôncio com 10 gols em 1937 e 12 gols em 1940; Emílio cim 11 gols em 1925.

Em 1914 na chácara das Meira, onde hoje está a rua Bento Viana, um grupo de desportistas resolveram fundar uma associação que congregrasse os jovens do Água Verde e do Borgheto, assim nascia o Savóia Futebol Clube.
Seu primeiro presidente foi o Sr. Tarquino Todeschini, tendo como membros: Antônio Levorato, Vitório Todeschini. Ernesto Toneti, Francisco Mota, Francisco Todeschini, Alfredo Schultz, João Postai, João Todeschini, José Rosseto, Humberto Rosseto, Ângelo Lorenzi, Alexandre Marchioro e José Sartori.
O nome Savóia Futebol Clube, que por sugestão do Sr. Luiz Perola,  prestaria uma homenagem à Casa Real D' Itália e adotaram o nome e as cores verde, vermelho e branco da "Casa Savóia".
O primeiro time do Savóia jogou com os seguintes jogadores: Beduíno; Oscar Cornelsen e Toni Levorato; Rosseto, Arnoldo Cornelsen e Ângelo Lorenzi; Mota, Carline, Yeco, Postai e Vento Guzi.
Com esse time o Savóia foi campeão em 1915.
Em 1916 o Savóia filiou-se a Associação Esportiva Paranaense e a Liga Curitibana e começou a disputar as competições com Coritiba, Amárica, Palmeiras e Rio Branco de Paranaguá.
A equipe do Savóia conquistou cinco vice-campeonatos e seu segundo quadro foi campeão nos anos de 1916 e 1917.
Nos anos de 1928 à 1930 a equipe do Savóia disputou apenas jogos amistosos em excursões para as cidades de Paranaguá, Lapa, Antonina e outras cidades.
No dia 12 de outubro de 1941 o clube inaugurava a sua nova sede social, onde foi a primeira a ser contruida por um clube da primeira divisão. Esse empreendimento foi possível graças a coragem e dedicação do grande benemérito João Marques Vieira, que não mediu esforços para a realização da nova sede do clube.
Em 1942 o governo brasileiro proibiu qualquer nome de origem dos paises do eixo (Alemanha e Itália) e o Savóia foi obrigado a trocar de nome.
No torneio início de 1942 que foi realizado no dia 1° de março de 1942, o Savoia jogou com o nome de Avaí E.C, mas esse nome não caiu no agrado dos dirigentes que na reunião do do Conselho Deliberativo, realizada no dia 4 de março de 1942, ficou determinado que o clube passaria a se chamar Esporte Clube Brasil e seu uniforme seria camisa branca com o escudo do clube. O uniforme número 2 seria camisa azul com o escudo no centro.
O novo escudo teria um losango branco com margens azul anil e no centro um mapa do Brasil , em cor verde e sobre o mapa em cor de ouro o nome do clube "E.C. Brasil".
Em abril de 1944, o governo brasileiro proibiu a utilização no nome Brasil e o clube voltou a se chamar Esporte Clube Água Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário